sexta-feira, 17 de abril de 2009






De repente, aparece aquela dor nas costas ou na nuca. Isso ainda é o de menos, pois outros males mais sérios advêm da má postura no trabalho, como a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e a LER (Lesões por Esforço Repetitivo), só para citar dois exemplos. Boa parte disso poderia e deveria ser evitado, pois vem exatamente da falta de consciência corporal no trabalho: a pessoa concentra-se tanto no trabalho que acaba esquecendo-se do próprio corpo, que adota posturas e faz esforços inadequados. Mesmo o terrível estresse pode ser prevenido pela pessoa corporalmente consciente, que ouve os recados do próprio corpo.

Quem faz exercícios físicos ganha muitos pontos contra todos esses males. Os que fazem ioga, idem. Quem faz ioga no trabalho, melhor ainda. Há um conjunto de exercícios simples e fáceis, que podem ser executados sem prejuízo das atividades no próprio ambiente de trabalho. Um bom começo o interessado encontra no livro Yoga Laboral - um programa de incentivo à qualidade de vida nas empresas, de Cláudio Duarte, Editora STS. A leitura é rápida e os exercícios são ilustrados, de forma que a pessoa possa entender e praticar imediatamente.

Quanto a exercícios, é sempre bom lembrar alguns pontos:

-Quanto menos faz, menos vontade de fazer tem; quanto menos vontade, mais difícil é iniciar um programa - forma-se assim um círculo vicioso que afasta mais e mais o sujeito dessa prática saudável;

- É preciso começar - hoje ou amanhã;

- No começo tudo será difícil e desagradável;

- Com o tempo o círculo vicioso transforma-se num círculo virtuoso - quanto mais se pratica, mais vontade, mais capacidade e mais sucesso!

.- Que tal começar hoje mesmo?

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, a partir do momento que começamos a nos exercitar a vontade de superar limites vai aumentando, vc fica cada vez mais feliz com os resultados que consegue obter.

    Beijos maninha, te amo muito querida, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir